Sobre

Sobre

ASCON/SM

Com sede em Santa Maria e atuação regional, a ASCON/SM procura aperfeiçoar e consolidar o mercado construtor através da integração e do associativismo entre os seus membros. 


Ao longo de sua trajetória, a ASCON/SM criou vários projetos de qualificação e interação comunitária, tais como o PIT - Programa de Intercâmbio Técnico, a série de publicações "Resumos Técnicos", o programa "Parceria em Ação - Fornecendo com Qualidade" e importantes premiações como o "Equipe Padrão", "Personalidade do Ano", "Prêmio Construção Civil" e o "Troféu Destaques Universitários".

A ASCON/SM foi pioneira no Brasil ao criar, em 1993, o Programa Qualidade Total na Construção Civil, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE/RS). Comprometidos com a ideia do combate ao desperdício, da adequação estratégica a um mercado cada vez mais exigente, da necessidade urgente de uma equipe de colaboradores e fornecedores capacitados e com uma visão focada nos preceitos de excelência, outras turmas foram gradativamente implementadas. Entre os parceiros da ASCON/SM estão o Núcleo Orientado para Inovação da Edificação da UFRGS, a Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, o Instituto Brasileiro de Tecnologia e Qualidade na Construção e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI.

SINDUSCON/SM

O reconhecimento legal do Sindicato ocorreu através do Processo 46000.012417/95, publicado no Diário Oficial da União, e do registro sindical expedido pelo Ministério do Trabalho e Ação Social em 27 de maio de 1996. No dia 28 de junho de do mesmo ano, foi definida a nominata da Diretoria Executiva para o período de 1996/1998, em Assembleia Geral, de acordo com as normas estipuladas pelo Estatuto Social da entidade.

O SINDUSCON/SM possui sede própria em Santa Maria, com uma área de atuação que contempla 13 cidades da região central do Estado, constituindo a maior estrutura sindical do interior no segmento da construção civil. Conta com a colaboração de diretores para assuntos relacionados a Economia e Estatística, Administração, Indústria Imobiliária, Recursos Humanos, Qualidade, Informação, Meio Ambiente, Intercâmcio Tecnológico, Cadeia Produtiva e Responsabiliade Social. Compõe ainda a estrutura do Sindicato, Secretaria e Assessorias especializadas (de Marketing, de Pesquisas e de Arquivos). 

Mensalmente, o SINDUSCON/SM produz o Informativo do Mercado Imobiliário de Santa Maria, um importante indicador para o planejamento estratégico das empresas associadas, com informações relacionadas a evolução das vendas, ao comportamento da mão de obra e aos empreendimentos em construção. 

O SINDUSCON/SM mantém um acervo setorial, com publicações científicas das áreas de Engenharia, Qualidade Total e Gerenciamento da Construção Civil, tais como artigos, polígrafos, revistas, estudos acadêmicos, entre outros, à disposição de todos os associados para fins de consulta.

Objetivos

O SINDUSCON/SM é uma entidade legalmente constituída para fins de estudo, defesa, coordenação e representação legal do segmento da Construção Civil de Santa Maria.

Busca desenvolver a solidariedade social e colaborar com poderes públicos e demais associações de classe de empregados e empregadores. 

Para tanto, pratica:

a representação dos interesses coletivos e individuais de seus associados, perante as autoridades administrativas e judiciárias;
a celebração de contratos coletivos, convenções ou acordos coletivos de trabalho;
a eleição ou designação de representantes da categoria junto a diferentes órgãos em âmbito municipal e estadual;
a colaboração com os poderes públicos no estudo e solução de problemas relacionados à Indústria da Construção Civil, como órgão técnico e consultivo;
a defesa em juízo dos interesses individuais e coletivos dos seus associados.

Lideranças

Nominata da Diretoria Executiva - Gestão 2016/2018


Presidente: Rogélio Zanini
Primeiro Vice-Presidente: Ari Cechella Junior
Vice-presidente Indústria Imobiliária: Luciano Castegnaro Mai   
Vice-presidente da Qualidade: Marcos Fabricio Benedetti Pereira
Vice-presidente de Recursos Humanos: Samir Frazzon Samara
Vice-presidente de Administração: Amilto Dallasta                      
 
Conselho Fiscal:

Titulares:

Wilson da Silva
Rodrigo Decimo  
Hamilton Jornada


Suplentes:
João Francisco P. Carvalho
Eduardo Brenner Diaz
Evandro Zamberlan da Silva
       
Delegados junto a Fiergs:
Titular: Rodrigo Decimo  
Suplente: Luiz Fernando Pacheco