Sobre

Sobre

ASCON SANTA MARIA

Com sede em Santa Maria e atuação regional, a ASCON SANTA MARIA (Associação da Indústria da Construção Civil de Santa Maria) procura aperfeiçoar e consolidar o mercado construtor através da integração e do associativismo entre os seus membros. 


Ao longo de sua trajetória, a ASCON SANTA MARIA criou vários projetos de qualificação e interação comunitária, tais como o PIT - Programa de Intercâmbio Técnico, a série de publicações "Resumos Técnicos", o programa "Parceria em Ação - Fornecendo com Qualidade" e importantes premiações como o "Equipe Padrão", "Personalidade do Ano", "Prêmio Construção Civil" e o "Troféu Destaques Universitários".

A ASCON SANTA MARIA foi pioneira no Brasil ao criar, em 1993, o Programa Qualidade Total na Construção Civil, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE/RS). Comprometidos com a ideia do combate ao desperdício, da adequação estratégica a um mercado cada vez mais exigente, da necessidade urgente de uma equipe de colaboradores e fornecedores capacitados e com uma visão focada nos preceitos de excelência, outras turmas foram gradativamente implementadas. Entre os parceiros da ASCON SANTA MARIA estão o Núcleo Orientado para Inovação da Edificação da UFRGS, a Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, o Instituto Brasileiro de Tecnologia e Qualidade na Construção e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI.

SINDUSCON SANTA MARIA

O reconhecimento legal do Sindicato ocorreu através do Processo 46000.012417/95, publicado no Diário Oficial da União, e do registro sindical expedido pelo Ministério do Trabalho e Ação Social em 27 de maio de 1996. No dia 28 de junho de do mesmo ano, foi definida a nominata da Diretoria Executiva para o período de 1996/1998, em Assembleia Geral, de acordo com as normas estipuladas pelo Estatuto Social da entidade.

O SINDUSCON SANTA MARIA (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa Maria) possui sede própria em Santa Maria, com uma área de atuação que contempla 13 cidades da região central do Estado, constituindo a maior estrutura sindical do interior no segmento da construção civil. Conta com a colaboração de diretores para assuntos relacionados a Economia e Estatística, Administração, Indústria Imobiliária, Recursos Humanos, Qualidade, Informação, Meio Ambiente, Intercâmcio Tecnológico, Cadeia Produtiva e Responsabiliade Social. Compõe ainda a estrutura do Sindicato, Secretaria e Assessorias especializadas (de Marketing, de Pesquisas e de Arquivos). 

Mensalmente, o SINDUSCON SANTA MARIA (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa Maria), produz o Informativo do Mercado Imobiliário de Santa Maria, um importante indicador para o planejamento estratégico das empresas associadas, com informações relacionadas a evolução das vendas, ao comportamento da mão de obra e aos empreendimentos em construção. 

O SINDUSCON SANTA MARIA mantém um acervo setorial, com publicações científicas das áreas de Engenharia, Qualidade Total e Gerenciamento da Construção Civil, tais como artigos, polígrafos, revistas, estudos acadêmicos, entre outros, à disposição de todos os associados para fins de consulta.

Saiba mais sobre o SINDUSCON SANTA MARIA (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa Maria) no nosso vídeo institucional

Objetivos

O SINDUSCON SANTA MARIA (Sindicato da Indústria da Construção CIvil de Santa Maria) é uma entidade legalmente constituída para fins de estudo, defesa, coordenação e representação legal do segmento da Construção Civil de Santa Maria.

Busca desenvolver a solidariedade social e colaborar com poderes públicos e demais associações de classe de empregados e empregadores. 

Para tanto, pratica:

a representação dos interesses coletivos e individuais de seus associados, perante as autoridades administrativas e judiciárias;
a celebração de contratos coletivos, convenções ou acordos coletivos de trabalho;
a eleição ou designação de representantes da categoria junto a diferentes órgãos em âmbito municipal e estadual;
a colaboração com os poderes públicos no estudo e solução de problemas relacionados à Indústria da Construção Civil, como órgão técnico e consultivo;
a defesa em juízo dos interesses individuais e coletivos dos seus associados.

Lideranças

 

 

Nominata da Diretoria Executiva - Gestão 2018/2020

1 de Julho de 2018 início mandato.


Presidente: Samir Frazzon Samara 
Primeiro Vice-Presidente: Nilo Mai Junior 
Vice-presidente Indústria Imobiliária: Lucas Ariel Nogueira Ruppelt  
Vice-presidente da Qualidade: Marcos Fabricio Benedetti Pereira
Vice-presidente de Recursos Humanos: Bernardo Brondani
Vice-presidente de Administração: Ari Cechella Junior                     
 
Conselho Fiscal:

Titulares:

Rogelio Zanini 
Amilto Dallasta      
Eduardo Diaz


Suplentes:

Wilson da Silva
Marcelo Henriques Portella
Luara Mayer.

       
Delegados junto a Fiergs:
Titular:  Rodrigo Decimo
Suplente: Luiz Fernando Pacheco